CARLOS ROGÉRIO

"AQUILO QUE VEJO EM DEUS É SUFICIENTE PARA ACREDITAR NAQUILO QUE NÃO VEJO" Sou evangélico, estudante de Direito, residente em Pompéia. Membro da Igreja do Evangelho Quadrangular. Abomino o sistema deste mundo, por isso sempre pregarei contra ele. "Carlos Rogerio"

quarta-feira, novembro 28, 2007

Corrupção no BRASIL: Historico, Herança ou Normal?

Corrupção no Brasil.

A corrupção é um dos temas centrais do Brasil contemporâneo. A novidade no atual debate político é que, agora, não somente os partidos conservadores, como já é de antigo conhecimento, estão envolvidos em corrupção, mas mesmo o PT, que, até então, era conhecido isento desse problema.

Podemos dizer que a uma democratização da corrupção no Brasil, pois todos foram atingidos, se beneficiando da maquina publica.

A palavra corrupção vem do latim Corruptione e significa corrompimento, decomposição, devassidão, depravação, suborno, perversão. O que é nítido aos olhos dos brasileiros.

Historicamente a corrupção esteve associada ao conceito de Legalidade, ou seja, corrupto era caracterizado por aquele não seguia as leis existentes. No Brasil se associa a esse contexto histórico a assim chamada Lei de Gerson, caracterizado pelo comportamento de tirar vantagem em tudo.

A corrupção brasileira é uma herança do coronelismo, clientelismo e do populismo, que descreveram a falta de separação entre as esferas publicas e privadas. Sendo absorvida pela população como uma relação natural da vida política. No Brasil, corrupção é normal, não causa estranheza, pois é encarada como o famoso jeitinho brasileiro.

No Brasil não se pode falar de um Estado de Direito consolidado, e muito menos se pode falar de um Estado de bem-estar social. Nosso Estado é baseado no desenvolvimento desigual, priorizando os interesses dos banqueiros e da elite.

A maioria dos políticos é eleita como representantes de poderosos que concorre visualizando a possibilidade de ter acesso a benefícios da estrutura do Estado. Fazendo acordos entre si para que seus poderes sejam maiores; usando ainda mais o publico em beneficio do publico-particular, tendo em vista que apenas uma pequena massa é beneficiada.

A falta de transparência, a exclusão da maioria da população das decisões políticas mais importantes, a baixa participação política da sociedade civil e impunidade com ralação à corrupção são as conseqüências do sistema político brasileiro, constituindo um ciclo vicioso que facilita ações corruptas.

Falta no Brasil um espírito Republicano, uma nítida separação de publico e privado. Mas, confesso, não estou otimista com os rumos que a nação está trilhando. Deus abençoe o Brasil.

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial